
EdenGym
Saúde, condição fisica, força, equilíbrio e diversão
LIGUE!!!
92 6646690
PARA ENTRAR EM FORMA!
OSTEOPOROSE E EXERCÍCIO FÍSICO
A prática regular de exercício físico é uma das recomendações da National Osteoporosis Foundation para a prevenção da Osteoporose, a par da toma diária de vitamina D e cálcio e de uma dieta equilibrada.
EXERCICIO FÍSICO E A OSTEOPOROSE
A Osteoporose é uma doença esquelética caraterizada pela perda de densidade mineral óssea (DMO), o que provoca alterações na micro-arquitetura do osso e aumenta a suscetibilidade de fratura.
A diminuição de massa óssea é assintomática (doença silenciosa), pelo que o diagnóstico tem extrema importância. O diagnóstico deve incluir uma osteodensitometria a 3 locais essenciais: rádio distal, coluna lombar e colo do fémur, o historial individual e familiar (fatores de risco).
TRATAMENTO
O tratamento da osteoporose começa por uma vida saudável. Para tratar a osteoporose, é necessário ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina D, que auxilia na fixação do cálcio na estrutura óssea, e praticar atividades físicas, para fortalecer os músculos e ossos. Outra fonte importante de vitamina D é o banho de sol.
ATIVIDADE FISICA
A atividade física aumenta a força muscular sobre os ossos, sendo um estímulo fundamental para a manutenção e aumento da massa óssea. Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular três vezes por semana, com intervalo entre sessões de 24 a 48 horas. É muito importante que esses exercícios sejam realizados com o peso do próprio corpo, em função da força que os músculos exercem sobre os ossos da coluna e dos membros inferiores.
EXERCICIOS IDEAIS
A massa óssea está relacionada com a ação da musculatura sobre o osso e, deste modo, exercícios gravitacionais são os mais efetivos. Um programa ideal de atividade física deve ter exercícios aeróbios de baixo impacto e exercícios de fortalecimento muscular, de forma a diminuir a incidência de quedas. Os exercícios com pesos leves aumentam a massa muscular e a força dos músculos esqueléticos.
Apesar dos exercícios de impacto serem o melhor estímulo para prevenir e tratar a osteoporose, nem tudo está perdido para quem tem dificuldades em realizar certas atividades. O Pilates e apresentam como uma ótima alternativa.
No método Pilates, quase todos os exercícios promovem a tensão e estimulam o aumento da massa óssea, sem apresentar quase nenhuma contraindicação, por isso podem ser praticados por pessoas de todas as idades, com osteoporose ou não.
FATORES DE RISCO
-
Género (mulheres têm maior incidência);
-
Idade (pessoas mais velhas têm maior incidência);
-
Certas raças e etinas (caucasianos, asiáticos, hispânicos);
-
História familiar de osteoporose e historial pessoal de fraturas;
-
IMC < 18,5 kg/m2 (magreza excessiva);
-
Amenorreia;
-
DMO do cólo do fémur;
-
Consumo excessivo de álcool e cafeína;
-
Tabagismo;
-
Alguns medicamentos causam perda de massa óssea (ex.: glucocorticóides, anticonvulsivos);
-
Algumas doenças: genéticas, endócrinas (défice de hormonas sexuais), hematológicas, auto-imunes (artrite reumatoide), distúrbios alimentares (anorexia/bulimia);
-
Atividade física inadequada e imobilização/sedentarismo.
Fontes: Abrasso, IOF, Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ortopedista Helder Montenegro) e Marcello Ganem Serrão (ortopedista), Holmes Place

